terça-feira, 16 de agosto de 2011

Organismos Geneticamente Modificados : Curiosidades

Por Celina Nascentes– 16 de agosto de 2011

Publicado em: Curiosidades, Notícias

Atualmente, o que mais se fala (além do aquecimento global) é sobre alimentos geneticamente modificados, transgênicos. Mas, você sabe o que é isso?


 
Bom, um organismo é considerado transgênico quando misturam a ele genes de outras espécies. Essa técnica foi apelidada de “recortar e colar” e desenvolve novas características aos organismos. Hoje é praticada com mais intensidade na agricultura com o fim de criar alimentos fortes que resistam aos herbicidas, pragas e ao clima e também para deixá-los mais nutritivos. Um exemplo: uvas e melancias sem sementes, manga sem fiapo.

Pensando nisso separei algumas curiosidades sobre o assunto:

# O primeiro organismo geneticamente modificado ou transgênico criado foi a bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980.

# Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico.

# A primeira vacina geneticamente modificada criada foi contra a hepatite B, em 1984.

# As plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos, vírus e bactérias foram testadas em plantações pela primeira vez em 1985.

# Em 1987, no Reino Unido, foram adcionados genes em plantas de batata para que estas produzissem mais proteínas e aumentassem o seu valor nutricional.

# Em 1990 foi criada a primeira vaca transgênica. O leite produzido pelo animal possuia proteínas idênticas ao leite humano (materno) para crianças.

# Em 1994 foi aprovado para a comercialização o primeiro produto destinado a alimentação proveniente da biotecnologia vegetal: o tomate transgênico. Esse tomate além de saboroso, tem seu amadurecimento retardado, isto é, demora muito mais tempo para estragar mesmo fora da geladeira.

# Foi aprovada em 1994 a primeira planta transgênica foi desenvolvida. Trata-se de uma soja designada com grande resistência a um herbicida (glifosato).

# O arroz dourado, enriquecido com betacaroteno (encontrado vegetais em cenoura e beterraba), foi desenvolvido na Alemanha em 2000.

http://ambientalsustentavel.org/2011/organismos-geneticamente-modificados-curiosidades/


Nenhum comentário:

Postar um comentário