sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atitudes ecológicas: Deixe sua casa mais ecológica

Deixe sua casa mais ecológica

Veja como você pode ajudar a reduzir a poluição, os efeitos do aquecimento global, as doenças respiratórias... E ainda dá para economizar dinheiro!
 
Vivianne Pontes

Ana Maria - 26/08/2011


 
 
 
Para ver e refletir!


Se estas receitas funcionam tão bem, poluem menos e, ainda por cima, custam pouco, por que nós continuamos comprando produtos industrializados, mais caros e danosos ao planeta? Um vídeo interessante, produzido pela empresa americana Free Range Studios, responde essas perguntas contando a "História da Água Engarrafada".

FAÇA UM LIMPA-VIDROS CASEIRO

Sozinho, o vinagre não consegue tirar a película de cera que o limpa-vidros tradicional deixa. Então, anote a receita caseira de sucesso: misture 2 xíc. (chá) de água, ¼ xíc. (chá) de vinagre branco e até ½ col. (chá) de detergente ou sabonete líquido em uma garrafa com spray. Use esta receita e a limpeza ficará perfeita!

LIMPE O RALO SEM POLUIR
Vai fazer café? Coloque meio litro de água a mais para ferver. Enquanto isso, despeje no ralo da pia 1 col. (sopa) cheia de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre. Deixe agir enquanto a água ferve. Depois de coar o café, despeje a água fervente extra no ralo e livre--se de entupimentos sem poluir nem um tiquinho a água doce do planeta. Pode fazer em todos os ralos.

MANCHA NO MÓVEL
Sabe aquelas manchas circulares que os copos deixam na madeira? Faça uma pasta com sal e óleo vegetal (pode ser de soja, azeite, girassol, canola, algodão ou até de peroba) e passe com suavidade na mancha. O móvel de madeira ficará como novo em segundos. Mas não vá fazer isso em um móvel envernizado, hein? A pasta natural vai arranhar todo o acabamento da peça!

ADOTE UM FILTRO DE LINHA
Ele elimina os picos de tensão que poderiam queimar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Não bastasse isso, o filtro de linha ainda pode ser desligado, o que evita, com um só botão, que você deixe uma porção de aparelhos em modo "stand by" (quando ficam apagados, mas não desligados totalmente). Lembre-se apenas que filtro de linha não deve ser usado como extensão: o risco de curto é grande!

TIRE O PÓ DE TODAS AS LÂMPADAS
Você já pensou em tirar o pó das lâmpadas de todos os cômodos? Não? Experimente fazer isso na próxima faxina. Lâmpadas empoeiradas iluminam menos e fazem com que você gaste mais energia. Se puder mantê-las sempre bem limpinhas, vai economizar até 10% na conta de luz, de acordo com uma estimativa do Ministério de Minas e Energia. Se elas forem do tipo fluorescente, a economia será ainda maior.

LAVE AS ROUPAS SEM SABÃO
A professora Lou-Ann Kleppa, de Porto Velho (RO), comprou uma eco-ball. Trata-se de uma bola que vai na máquina de lavar e dispensa o sabão em pó, porque tem micro-organismos que desprendem a gordura do tecido e matam as bactérias. "A roupa sai da máquina com cheiro de nada", garante ela. Funciona bem para roupas que não estão encardidas.

TENHA GUARDANAPOS DE TECIDO
Papel é descartável; tecido, lavável: enquanto o primeiro exige a derrubada de árvores e terminará no lixo, o tecido sempre pode ser reaproveitado. Guardanapos de pano não fazem volume, são chiquérrimos e você pode produzir muitos deles apenas fazendo bainha num tecido guardado. Modelos de cor escura ou estampados disfarçam a sujeira e exigem menos trocas.

ECONOMIZE AO LAVAR A LOUÇA
Aqui vai uma dica inteligente para facilitar o processo de limpeza da louça suja. Se você colocar dentro da pia uma bacia com água morna e detergente e deixar a louça de molho nessa mistura durante alguns minutos, ficará bem mais fácil tirar a gordura de copos, talheres, pratos e panelas. O truque, que agiliza a limpeza da cozinha, serve ainda para economizar água e detergente. Bom, né?

PREPARE UM DESENGORDURANTE EFICIENTE
Para limpar a gordura que fica impregnada nos azulejos da cozinha, misture partes iguais de vinagre e suco de limão em uma garrafa com spray. Pulverize, esfregue com uma esponja e depois enxágue com água. Prepare uma quantidade para usar na hora, porque a mistura perde a ação depois de algum tempo.
• 1 litro de óleo usado jogado no ralo polui milhares de litros de água de rios e lagos!

REUTILIZE A ÁGUA
O caldo do cozimento de vegetais rende novas sopas e ainda serve para regar as plantas, porque é rico em nutrientes. Só espere que ele esteja completamente frio e sem gordura para despejá-lo nos vasos e floreiras, caso contrário, você vai "cozinhar" as raízes das plantas!

RASPE OS RESTOS DE COMIDA DO PRATO
Antes de lavar a louça, passe um jornal velho ou papel de rascunho.

REMOVA GORDURA COM BORRA DE CAFÉ
Deixe a borra que você jogaria fora agir no recipiente sujo por alguns minutos e enxágue.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/deixe-sua-casa-mais-ecologica-638236.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário