segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Esgoto é responsável pela morte de corais no Caribe, diz estudo

Publicado por Planeta Água

No Caribe, um tipo de coral chamado chifre-de-veado está ameaçado de extinção, e um estudo publicado nos Estados Unidos diz que a culpada disso é a poluição causada pelo esgoto.

                               Coral chifre-de-veado - Wikipedia


Segundo informações publicadas na Folha de São Paulo, essa espécie vive no sul da Flórida e do arquipélago das Bahamas, e já foi mais numerosa no Caribe, mas agora os cientistas descobriram que uma bactéria encontrada em fezes de pessoas e animais – a Serratia Marcecens – está matando os corais.

O co-autor do informe, James Porter, diz que “a boa notícia é que podemos resolver esse problema através do tratamento de esgoto”, ou seja, uma medida básica, indispensável tanto para a saúde quanto ao meio ambiente, e que já deveria ter sido posta em prática antes de acontecerem problemas.

Agora, no sul a Flórida, a rede de esgoto está sendo readequada para impedir a atitude anti-higiênica e antiambiental de deixar as bactérias chegarem até o oceano.

Para os seres humanos, a falta de saneamento é igualmente preocupante, pois pode causar doenças e até a morte, quando não há cuidados médicos. A cobrança por tratamento eficaz é importante para a preservação da natureza e, consequentemente, para boas condições de vida.

http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Noticia_Detalhe.aspx?codigo=23193

Nenhum comentário:

Postar um comentário