terça-feira, 4 de outubro de 2011

Japão cria solução para reciclagem de embalagens plásticas

Os japoneses inventaram uma máquina que transforma plástico em combustível. Plásticos de todos os tipos são colocados no equipamento, e depois de alguns comandos o material é reciclado.

Baseado na premissa de que "se o plástico advém do petróleo, não deve ser difícil fazê-lo voltar ao seu estágio inicial", o pesquisador Akinori Ito, da Blest Corporation, empresa japonesa especializada em pesquisas industriais, desenvolveu uma máquina revolucionária.


Trata-se do primeiro mecanismo concreto a converter plástico em óleo. A máquina da Blest Corporation oferece ao mundo não só a reutilização do plástico, o que não seria novidade, dada a reciclagem já cumprir este papel.


Além do fato de a conversão do plástico em óleo reduzir em 80% a emissão de CO2, segundo o presidente da corporação japonesa, a máquina oferece uma motivação a mais que, quiçá, desafortunadamente, tenha mais força do que a consciência ecológica: o tilintar do dinheiro.

"Quando as pessoas perceberem que o lixo plástico não é lixo e sim óleo, vão passar a coletá-lo", sentencia o japonês.

Aliando a mensagem de que é necessário preservar o planeta ao impacto direto na economia das pessoas, a conversora de plástico em óleo se torna uma ferramenta poderosa, com potencial de mudar nosso jeito de enxergar o material e de tornar a Terra mais limpa.

1Kg de plástico produz 1L de óleo. O experimento já foi realizado no Japão, África, Filipinas, Ilhas Marshall e esperam seus construtores que espalhe-se pelo globo. Uma esperança que deve ser de todos.


Fontes:
Pampack Embalagens. Pesquisador japonês inventa máquina que transforma o plástico em óleo combustível. Fev., 2011.
Ricciardi, Michael  Award-Winning Inventor Makes Fuel from Plastic BagsBlest Corporation: Consumer Technology.

Um comentário:

  1. Que o japoneses criaram a máquina eu não duvido. O problema será enfrentar os grandes produtores de petróleo que com certeza irão dar um "jeitinho" de ridicularizar a idéia para continuarem lucrando com a produção do petróleo. Não sei se vocês se lembram, brasileiro criou motor movido a água, onde foi parar a idéia? Já pensou se todo mundo sintetisasse gasolina a base de plástico em sua própria residência? Como seria a vida dos donos de postos de combustíveis? Derrepente eles trocariam 1 k de plástico por 1/2 litro de gasolina e ainda ficaria no lucro, já que poderiam vender o restante para o mesmo cliente. rsrsrsr seria demais.

    ResponderExcluir