segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Que valores devem ser adotados para que a humanidade se desenvolva de modo sustentável?

Na verdade, sabemos essa resposta. Sabemos também que os homens não mudam de comportamento agora, porquê os valores em que acreditam não batem com os valores que deveriam ser parte de todo ser humano. Afinal o que são valores? Podem ser definidos como critérios segundo os quais, valorizamos ou desvalorizamos algo, e justificam nossas ações. Exemplos, solidariedade, justiça, amor. Para algumas pessoas, os valores podem ser as aquisições, o status social... e por aí vai. As pessoas não acreditam no amor e no respeito, e ao contrário, acham graça de quem incorpora posturas mais amorosas e respeitosas nas suas vidas. Se uma pessoa não consegue respeitar seu vizinho, porquê não valoriza o respeito ao próximo, o que dirá respeitar o rio da cidade? Ou o animal? O problema ambiental atual tem sua raiz nos valores da sociedade.

Para salvarmos o nosso planeta da degradação (e salvar a nós mesmos), é necessária uma mudança de consciência, na verdade, uma elevação de nossa consciência. O ambiente externo apenas reflete o que vai no interior das pessoas. A confusão, a violência, a poluição, são reflexos das posturas, reações e mentes agitadas de hoje. Não é possível ter belos parques, áreas verdes, consumo consciente, se as pessoas acham que não tem limites, que podem usufruir de todos os bens existentes, enquanto outros não tem nada. E não bastará apenas alguns mudarem de atitude. É preciso que todos mudem. É um problema complexo, pois exige de todos muita disciplina e autoconhecimento, e nem todos estão dispostos a enfrentar uma batalha psicológica consigo mesmos agora.

É clara a conexão entre nossa consciência como seres humanos e o meio à nossa volta, e é nisso que devemos trabalhar. É a nossa consciência que determina nossos valores, que determina o que é importante para nós. E são os nossos valores que determinam nossas atitudes.

Há quatro valores que são considerados vitais para que o desenvolvimento sustentável seja gradualmente estabelecido, segundo a Universidade Espiritual Brahma Kumaris (http://www.bkwsu.org/brazil):

1)Viver de maneira simples (por exemplo, o consumo consciente)
2)Respeito (precisa explicar?)
3)Não-violência (não só em relação aos animais e meio ambiente, mas entre as pessoas)
4)Mudar velhos hábitos e padrões (por exemplo, separar o lixo, parar de usar sacolas plásticas, diminuir o uso do carro, etc)

Sem adotar estes valores, é impossível que a humanidade consiga reverter os danos já causados ao nosso planeta e a ela mesma. Entao, pense. O que você realmente valoriza? Com os seus valores, é possível construir um mundo melhor? Ou eles precisam ser “reciclados”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário