quarta-feira, 30 de novembro de 2011

8 dicas para ter uma cozinha mais sustentável

Pequenos cuidados podem ser feitos para ter hábitos mais sustentáveis na cozinha
Por Gisele Eberspacher às 14h23 de 30/11/2011
 
Para ser mais sustentável na cozinha, pequenas ações podem ser feitas diariamente para evitar o desperdício de água e energia. Confira:
Reutilize a água: a água utilizada para lavar legumes e verduras absorve alguns nutrientes e pode ser usada para regar plantas.

Selo de Eficiência Energética do Inmetro indica quais eletrodomésticos consomem menos energia.
Procure aparelhos com eficiência energética: quando for trocar de aparelhos, opte por aqueles com selo de economia de energia. A diferença de gastos pode ser ainda maior em um aparelho grande, como geladeiras e congeladores.
Cuide com o desperdício de guardanapos: opte pelos modelos menores, que utilizam menos papel. Se puder, use guardanapos de pano, que evitam o descarte de produtos.
Tire aparelhos de stand-by: só coloque os aparelhos na tomata quando for utilizar eles. Isso é válido para os aparelhos de microondas, fornos e outros eletrodomésticos de pequeno porte. A economia de energia pode chegar a 5%.
Opte por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED (para saber mais sobre a eficiência energética dos diferentes tipos de lâmpada, veja a matéria na terceira edição da revista Atitude Sustentável).
Só use a máquina de lavar louça quando estiver cheia. Isso evita o desperdício de água.
Espere os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira. Se forem armazenados ainda quentes, irão aquecer a geladeira, que gastará mais energia para manter a temperatura baixa.
Opte por produtos de limpeza mais sustentáveis e com menos químicos. Alternativas são receitas caseiras, bicarbonato de sódio ou produtos de limpeza industrializados mas com cuidados ambientais e químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário