terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tênis com Materiais Reciclados e Ecológicos


Foto : blog do clã

Nike lança Tênis Ecológico com Tecnologia a Vácuo
A Nike lançou recentemente uma linha de tênis que visa a menor utilização de couro e de adesivo químico na produção dos seus tênis. A tecnologia utilizada é a de produção termo-moldado, onde não há costura e colagem em nenhuma do calçado.
Disponível apenas para os modelos: Air Force 1, Dunk, Air Max 90 onde a gigante do moda dos tênis sportswear utiliza uma forma de compressão a vácuo para criar um único corpo que é dito para ser durável e resistente à água. A novidade mais do que bacana bem ao estilo do tênis de Marty McFly (De volta para o Futuro), os pisantes de alta tecnologia apresentam um fascinante vislumbre o futuro da indústria de calçados.
O resultado surpreendente é quase escultural na aparência, mantendo os detalhes clássicos que fazem a Nike um verdadeiro item de colecionador. Não espere muitos modelos coloridos (estilo anos 80), pois essa tecnologia não tem muitas opções de cores diversas pois essa injeção é de apenas uma cor e nada mais. A tecnologia a vácuo tem a promessa de reduzir não só o consumo de matéria prima, mas também a carga química utilizada na confecção dos calçados.
Puma Lança Tênis com Materiais Reciclados e Solado com casca de Arroz
Pra um tênis que foi idealizado e confeccionado originalmente a partir de 1968, este modelo de tênis Puma é um clássico que é produzido até hoje. Porém o clássico que utilizava matéria prima nobre, agora parte da sua matéria prima é composta de casca de arroz, borracha e papelão reciclados na produção deste clássico da moda e dosskatistas. (quem andava de skate nos anos 90 certamente usou um destes)
A versão remodelada do tênis Puma inclui 100% de materiais reciclados e uma sola de que possui alguns componentes orgânicos (como já falamos), pois a casca de arroz serve para fazer composição com a borracha e fazervolume, reduzindo a quantidade de borracha nova que seria utilizada caso fosse produzir o tênis a partir de novas matérias primas. Em comparação com materiais virgens, o Puma é superior e conforme a empresa informa a redução nas emissões carbono chega em torno de 80%.
A sola do tênis que possui uma parte do conteúdo de látex reciclado e parte casca de arroz, também economizacombustível na fabricação e recursos agrícolas pois de acordo com a Puma, ao cortar o peso nos produtos (pois o tênis fica mais leve com a casca de arroz) com reciclados, cerca de de 15 toneladas de emissões de carbono para cada 10.000 pares de tênis são economizados com estas simples alterações na sua linha de produção.
Além disso o O Re-Suede como será chamado também possui uma embalagem premiada que utiliza papelão reciclado de outras caixas de tênis que foram coletadas e de outros fontes de papelão reciclado, tornando a produção deste clássico muito mais econômica e muito mais ecológica.
“Vans” lança Tênis feito com Cânhamo ou Pet Reciclada
Quando se trata de fabricar tênis de qualidade principalmente para skatistas a Vans faz um bom trabalho pois para aguentar tanta lixa, asfalto e concreto o tênis feito para se andar de skate tem que ser resistente, e para fabricar um tênis com todas essas qualidades as vezes a sustentabilidade fica em terceiro lugar, porém com a Vans isso não é
Para fazer tênis de sustentável a Vans tem feito grandes avanços (se comparado a outros fabricantes de tênis paraesporte radicais). Seu último lançamento é um tênis feito para passeio, mas voltado para os Surfistas onde o tecido é feito de Cânhamo ou PET reciclada e utiliza tinta a base de água que não agridem o meio ambiente, tornando seu passeio de fim de semana um pouqinho mais sustentável.
Esse tênis em particular de cor vinho também pode se andar de skate, porém ele vai rasgar rapidinho, mas se for por um boa causa ou (volta) valerá a pena mandar ele para a recauchutagem.


Fonte : ECOUTERRE_Fernando Goulart
http://ambientalsustentavel.org/2011/tenis-com-materiais-reciclados-e-ecologicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário