quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como preservar a biodiversidade?

Por Patricia Patriota– 22 de janeiro de 2012

Publicado em: Meio Ambiente, Notícias

Em 2020, todas as pessoas deverão ter conhecimento sobre o valor de preservar a fauna e a flora de seu país e de como podem agir nessa defesa ambiental. Essa meta ambiciosa está no Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica para 2020, um pacto assinado por várias nações na COP-10, inclusive o Brasil. Agora, todos esses países devem fazer sua parte para alcançar os objetivos e é por isso que o Ministério do Meio Ambiente lançou o seu plano nacional de metas.

Ao longo de 2011, setores estratégicos da sociedade brasileira, como empresas, ambientalistas, acadêmicos, governo federal e estadual, povos indígenas e comunidades tradicionais, se reuniram para debater as metas. O resultado é o chamado “Documento Base da Consulta Pública”, que considera as 20 Metas Globais de Biodiversidade (Metas de Aichi) e necessidades específicas de cada uma delas. É esse documento que está disponível no site do MMA para ser avaliado e receber contribuições da sociedade brasileira até dia 31 de janeiro.

As metas propostas tratam, por exemplo, da criação de associações, organizações não governamentais ou grupos para conservação e uso sustentável da biodiversidade em pelo menos um município em cada estado do Brasil até 2013. Outro objetivo é abrir gradualmente mais espaço no ensino superior para conteúdos sobre a biodiversidade. Em 2017, 50% dos cursos deverão ter esse tema no currículo e, em 2020, todos.

Dentro de oito anos, espera-se que as pessoas tenham conhecimento dos valores da biodiversidade e das medidas que poderão tomar para conservá-la e utilizá-la de forma sustentável e, para isso, outro objetivo é a criação de espaços públicos para ensino da biodiversidade como museus, zoológicos e parques ecológicos.



http://ambientalsustentavel.org/2012/como-preservar-a-biodiversidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário