quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como plantar frutas

        
Como plantar frutas
As crianças que não têm oportunidade de passar finais de semana, feriados ou férias em chácaras, sítios ou fazendas, dificilmente conhecem as árvores que produzem as frutas que consomem. O progresso e a vida nas cidades grandes, acabam por distanciá-las do que acontece no campo e do contato com a natureza, animais domésticos e plantações de legumes, verduras e árvores frutíferas.
É possível, mesmo não possuindo alguma propriedade rural, trazer esse mundo mais perto dos pequenos, montando um pomar em um terreno adquirido ao lado da residência em que mora ou plantando alguns pés de frutas na área de lazer da própria casa. Lembrando que, quando há pouco espaço, podem-se usar as árvores anãs que, mesmo em vasos, produzem frutas de boa qualidade.

5650104741 3638182beb Como plantar frutas
Com isso, além da criança conhecer como determinadas frutas são cultivadas, vai ingerir alimentos sem agrotóxicos e, consequentemente, mais saudáveis, podendo até participar da colheita.

Como plantar frutas cítricas

  1. Faça um buraco que tenha em torno de um metro de diâmetro e um metro de profundidade, no mínimo. Se for uma árvore anã, pegue um vaso bem grande, com 60 cm de diâmetro pelo menos.
  2. Misture metade da terra que tirou para fazer a cova, com o mesmo tanto de compostagem. No caso do vaso, use terra para vasos, deixe-o um pouco elevado do chão e faça buracos para drenagem.
  3. Coloque a muda, com a terra que veio  do depósito de mudas, no buraco que foi cavado e complete com a terra que foi misturada com a compostagem, deixando a parte entre o caule e a raiz no nível do solo ou um pouquinho acima.
  4. Faça uma camada de serragem sobre toda a área plantada, a fim de evitar que a água penetre rápido demais e a ação das ervas daninhas. Lembre-se de deixar um espaço ao redor da base da planta, para que o caule possa respirar e evitar excesso de umidade.
  5. lemon 2014 640 Como plantar frutas                                                                   
  6. Regue uma vez por semana, a menos que chova o necessário para desenvolver-se. Use fertilizante próprio de três a quatro vezes durante o ano e siga as instruções da embalagem corretamente.
  7. Pode a árvore quando necessário, para facilitar a incidência da luz e circulação de ar e retire ramos que brotem da raiz, pois eles tiram a força da árvore principal. Colha os frutos somente quando maduros, a não ser os limões, que podem ser colhidos um pouco antes da hora.

 Como plantar goiaba

800px Guava ID Como plantar frutas
  1. A muda da goiabeira pode ser comprada ou formada em casa, a partir de sementes de goiabas maduras e sadias. Se for preparar a muda com as sementes, separe-as da polpa, lave-as, espere secar à sombra e plante num recipiente pequeno.
  2. Are o solo em que a muda vai ser plantada um mês antes, mais ou menos e abra uma cova com 60 cm de profundidade por 60 cm de lado. Coloque dentro desse buraco: 150 g de cloreto de potássio, 200 g de superfosfato simples e 20 litros de esterco bovino curtido.
  3. Passe a muda para a cova quando ela estiver bem desenvolvida e, de preferência, no início da temporada das chuvas e em dias frescos e nublados. Faça o plantio realizando os mesmos procedimentos feitos com as frutas cítri
    2305008809 d37d8fc9e3 Como plantar frutas   
  4. Retire os galhos secos e fracos da goiabeira, após cada produção. E para que as goiabas  sejam de qualidade, tire a maior parte dos frutos que nascerem, deixando apenas dois deles por galho, quando a árvore estiver nova e de três a quatro, quando mais velha.
  5. Envolva cada fruto que ficar nos galhos, com saquinhos de papel manteiga e prenda-os ao pedúnculo com um arame fino ou fita vegetal, impedindo o ataque de pragas. Depois de três meses da poda aparecem as flores e, depois de mais três meses, as goiabas estão prontas para serem colhidas.

Dicas

  • Escolha mudas saudáveis para comprar ou, caso não tenha prática, peça certificado de garantia da planta. Em caso de epidemia, as autoridades que fiscalizam plantações de frutas cítricas, costumam remover a árvore e queimá-la.
  • Faça a colheita das frutas cítricas usando luvas para proteger-se dos espinhos que se encontram em alguns tipos de árvores.
  • O limão apresenta diferenças de acordo com o lugar em que é plantado. Quando em regiões com chuvas regulares e bem distribuídas durante o ano todo, a cor da casca é mais bonita e a polpa possui teores de açúcar e ácidos mais altos.
  • Mesmo depois de grandes, continue regando as árvores frutíferas, para que deem frutos mais saborosos.
Faça plantação de árvores frutíferas direto no chão ou em vasos e tenha deliciosos frutos para saborear ou preparar sucos naturais e nutritivos, sem agrotóxicos e com muitas vitaminas.

http://comofas.com/como-plantar-frutas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário