sexta-feira, 7 de junho de 2013

Como plantar: tomate cereja

            
Como plantar tomate cereja
O Tomate cereja é uma espécie bastante conhecida e apreciada, pois possui um sabor mais adocicado do que o tomate comum e é muito mais atrativo, devido a sua forte pigmentação. Este alimento possui diversas propriedades nutritivas, auxilia na redução de peso, pois é muito menos calórico que as demais espécies e é fonte de vitaminas. Foi desenvolvido em Israel, em um instituto de pesquisas que buscava uma alternativa para o tomate comum, sendo que seu plantio nessa região necessitava de cuidados especiais, e o clima ali não era o mais adequado.
2879994891 7819c8f0ef z F550x450 Como plantar tomate cereja

Materiais

  • 3 vasos de plástico com pelo menos 30 cm de altura;
  • Sementes de tomate cereja;
  • Terra bem adubada;
  • Palitinhos de churrasco;
  • Água.

Como plantar

  1. Para iniciar o plantio das sementes, é necessário pegar os pequenos vasos de plástico e colocar uma boa quantidade de terra adubada em seu interior, deixando pelo menos 5 cm de espaço até a boca do pote. Depois, com o dedo indicador, faça um furo na terra, com cerca de 4 cm de fundura e coloque a semente do tomate cereja e tampe o mesmo buraco. Repita este mesmo passo a passo nos demais vasos e regue com regularidade.
  2. Depois de algumas semanas, a planta começará a nascer e será necessário utilizar alguns palitos de churrasco para “prendê-las” evitando assim que as mesmas se quebrem com facilidade. De imediato as mudas devem ser regadas diariamente, em pequena quantidade, porém, quando atingirem um tamanho maior, as mesmas devem ser regadas a cada dois ou até mesmo três dias, aumentando um pouco a quantidade de água.
  3. Deixe os vasos no sol pela manhã, no restante do dia os mesmos podem ficar a sombra, que terão um excelente desenvolvimento.
  4. Em apenas dois meses já é possível iniciar a colheita, que deve ser feita com muita cautela, para evitar que a planta seja danificada. Basta utilizar uma tesoura própria para este fim, e cortar o galho em que o fruto está ou apenas arrancar o tomar com cuidado.
2542753974 3886141b85 z F550x450 Como plantar tomate cereja

Dicas

  • Por se tratar de uma espécie bastante sensível, os pés de tomate cereja precisam de cuidados especiais, pois podem acabar adquirindo doenças, bactérias e vermes no solo. Quando isso ocorrer basta passar na planta produtos que combatam essas pragas.
  • Muitos frutos acabam caindo do pé e depositando suas sementes no solo, o que auxilia no crescimento de nossas plantas, que acabam por substituir as antigas, que muitas vezes acabam adoecendo ou morrendo, quando já se encontra bastante velhas.
  • Para evitar que bichos comecem a atacar os pequenos tomates, é importante colhê-los do pé antes de estarem totalmente maduros, deixando-os madurar bem na geladeira ou em um local bastante arejado, sem incidência da luz solar.
  • Pode-se utilizar fertilizante no solo, para que o pé se desenvolva com mais rapidez e dê frutos cada vez mais saborosos. Evite colocar os vasos de plástico em locais onde a incidência de ventos é constante, pois os pés podem se quebrar com muita facilidade.
Se a planta já estiver bem desenvolvida, com pelo menos 5 ramos floridos, é indicado o corte dos ramos mais altos, para impulsionar o crescimento do pé.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário